Estaca Mega Metálica
O corpo de uma estaca MM é constituído de tubos metálicos, espessura de parede compatível com sua carga estrutural, segmentos de 75 cm cada, interligados com roscas e luvas feitas em tornos mecânicos de alta precisão. Na prática, relevando a fabricação e estocagem, encontram-se no mercado para uso imediato dois tipos de MM: as de 4’’ para carga de cravação de até 4t e as de 6’’ para carga de cravação de até 90t.
Como todas as estacas mega, ela é cunhada e tem sua cabeça concretada preenchendo os vazios existentes entre cunha e blocos.
Ao contrário das estacas mega de concreto e de forma similar às estacas metálicas com trilhos ou perfis, a MM penetra no solo por cisalhamento. Algumas de suas características são:
-
Penetram bem mais fundo que uma estaca mega de concreto ou uma pré-moldada de concreto antiga e adjacente, colocando-se em novo horizonte de apoio e permitindo somar a carga das fundações antigas com a carga da MM, algo que não ocorre nas estacas mega de concreto;
-
Com frequência uma MM penetra 30% mais do que uma pré-moldada de concreto adjacente;
-
Apresentam ganho na capacidade de carga com o tempo. O oposto ao relaxamento citado nas estacas mega de concreto. As pouquíssimas medições feitas nas MM após anos indicam uma capacidade também da ordem de 20% na carga de ruptura;
-
O gráfico de cravação, metro a metro, desde seu início é uma excelente sondagem, caracterizando com precisão a resistência de subsolo em cada estaca, permitindo corrigir e ajustar o projeto original.